quarta-feira, 26 de maio de 2010

Cada um no seu quadrado!

Hoje resolvi aproveitar um trabalho da facul, trazendo aqui esse material para o blog.Especificamente, sobre os tipos de xadrez, além de esclarecer a vocês, os tipos mais populares.Também já dá pra mostrar uma prévia do que a gente faz pela faculdade, para quem pensa entrar no curso de moda.O post vai ficar meio longo, mas vou tentar resumir ao máximo, o que cada variedade de xadrez traz:
Os tipos mais conhecidos são os seguintes:

Tartan

Um tipo de xadrez composto por uma trama de lã bem fechada,possui uma gramatura leve,é composto por linhas que se cruzam e posições diferentes.Tartan significa: “tecido de lã leve”. No período da idade média, a forma de pigmentação desses tecidos eram feitas a base de tintas naturais, advindas de framboesas,amoras, e morangos.O xadrez tartan também era empregado na função de diferenciador de classes na Escócia, cada família criou sua própria estampa, para de se distinguir das demais.


Pied-de-Poule

O Pied-de-poule é um tipo de estampa de xadrez regular, que lembra pés de uma galinha, e o nome em que é uma expressão em francês significa exatamente isso.Usada desde o final do século XIX juntamente com o pied-de-coq. Sua precursora foi Coco Chanel, que usou a estampa na produção de seus tailleurs de lã.

Pied-de-Coq

É um tipo de xadrez regular que é variação do pied-de-poule (pé de galinha), pois ao invés de possuir três pontas, possui quatro em seus design, denominado xadrez “pé-de-galo”.


Vichy

Nome de uma cidade situada na França,conhecido por produzir estampas em xadrez com esse mesmo nome.O Vichy é um tipo de xadrez composto por quadrados de duas cores, posicionados de forma contrastante.Entrou em voga através da atriz Brigtte Bardot, por conta do bíquine e do vestido que se casou fabricados com essa estampa.

Príncipe-de-Gales

Variação de xadrez que leva esse nome devido ser visto usado por o Duque de Windsor, Eduardo VIII, no começo do século XX.Mas o nome real dado a esse xadrez é Glen Urquhart, que é também o nome de uma região da Escócia.
Argyle Surgiu por volta do ano de 1700, conhecido como o primeiro exemplo de estampa de forma geométrica.Utilizado primeiramente na estamparia de uniformes de Golf, na década de 20.Visto frequentemente na fabricação de suéteres e meias masculinas.Inicialmente fabricado na Grã-Betanha, mas a sua aplicação e sua fabricação se estenderam por várias áreas.

Madras

Padronagem de xadrez originário da índia, da qual a região possui o mesmo nome,no século XIX,incialmente usado por pescadores.Constituído por desenhos irregulares, várias listras de espessuras diferentes, com cores vibrantes, entrelaçadas.Produzido no início somente em algodão, mas que hoje já possui no mercados em sedas, tafetás e flanelas.

Argyle

Surgiu por volta do ano de 1700, conhecido como o primeiro exemplo de estampa de forma geométrica.Utilizado primeiramente na estamparia de uniformes de Golf, na década de 20.Visto frequentemente na fabricação de suéteres e meias masculinas.Inicialmente fabricado na Grã-Betanha, mas a sua aplicação e sua fabricação se estenderam por várias áreas.É composto por losangos de vários tons, inspirado no padrão do Tartan de um clã escocês chamado Campbell de Argyll.
Burberry

Considerado como o xadrez mais famoso do mundo.Thomas Burberry, criador dessa padronagem de xadrez, começou a vida abrindo uma loja de roupas na Inglaterra em 1856.No ano de 1870 essa loja se tornou um empório.Dez anos depois esse comerciante desenvolveu um tecido que era a prova d’agua, possibilitava a transpiração do corpo, e não rasgava denominado garbadine.Por conta da praticidade do tecido garbadine, Thomas foi chamado pelo exército da Inglaterra para desenvolver um casaco que seria o precursor do Trench Coat para oficiais.Mais tarde, em 1924, quando o tecido foi patenteado,fora criada um forro para esses casacos, que era estampado por esse tipo de xadrez.
Emma Watson para Burberry.

Espero ter ajudado, beijos! :*

9 comentários:

  1. Que post maravilhoso...Adorooo xadrez !Toda costureira é muito ocupada, faz dias que comprei um xadrez (tartan) e nenhuma tem tempo de fazer meu vestido (rss)...bjoooo

    ResponderExcluir
  2. que maaaaaximoo!! ADOREII! nunca parei pra pesquisar xadrezes, por mais que eu tenha tinha uma cadeira na faculdade sobre isso! achei show de bola!!!!!!!!
    fico um pouco longo, mas super informativo!

    =**

    ResponderExcluir
  3. Que bom=D
    Em breve mais postagem sobre os tipos de veludo, listras e rendas!

    ResponderExcluir
  4. adorei o post ;D mal posso esperar pra entrar na facu *-*

    ResponderExcluir
  5. Não quero entrar na faculdade de moda, mas isso serve pro meu guarda roupa. Adoreei o post, e ainda descobri o xadrez que mais gosto e combina comigo: tartan :) rsrs

    Adooreei Yrnoca :*

    ResponderExcluir
  6. Muito bom Yrna, meus parabéns pelo nível do Post!

    ResponderExcluir
  7. Nossaaa, amei o post! Amo xadrez e adorei saber tudo sobre ele, parabéns viu Yrna, informações pra vida!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Amei!!!!! Arrasaram!!!!!amo xadres como rockeira que sou....bjos

    ResponderExcluir

É muito importante para mim a sua opinião. Responderei a visita no seu blog. Obrigada e voltem sempre :*